Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga em Jundiaí – Psicoterapia comportamental – terapia de casal, terapia para adulto e terapia infantil

Verdade ou mito? Relacionamentos amorosos x independência

Deixe um comentário

textgram_1534080086.png

“Para ser autônoma de verdade, não posso desejar ser amada ou estar num relacionamento.”

MITO. Autonomia não exclui a necessidade de atenção afetiva e validação social. Rejeitar interações sociais, se julgar independente nisso é um problema de saúde mental! Não devemos confundir autonomia com auto suficiência social (afetiva).

images (3)
Ser autônoma é você se satisfazer com seus próprios recursos financeiros, intelectuais, de autoimagem e conceito. É ter parâmetros para tomar decisões com base nos resultados que espera, sobre suas necessidades básicas de sobrevivência e trabalho, diversão e plenitude. É não usar essas necessidades ou recursos em troca de atenção de terceiros. Não é ser auto suficiente afetivamente, somos seres sociais e necessitamos dos outros.

images (2)
Já apreciar e desejar atenção e validação de terceiros está no campo das interações sociais e diz respeito a ser amado por quem você é, as escolhas que faz, seu papel na comunidade, o que vive, como reage e sente, como afeta os outros. O amor ofertado e recebido por pessoas independentes é puro de interesses não sociais, é construtivo, promove, acalenta, transforma.
Não tenha medo de ser autônomo(a) em suas necessidades e escolhas. Tenha medo de quem usa recursos para submeter seu amor ou sua independência como condição para não se aproximar de você!

Anúncios

Autor: Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga clínica em Jundiaí, com formação na abordagem analítico comportamental, cursando especialização em avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Ofereço avaliação psicodiagnóstica e psicoterapia de crianças e adultos e psicoterapia de casal. Possuo experiência em pesquisa científica sob o tema Operações Estabelecedoras, como bolsista CNPq. Vinda da área de Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, disponho de ampla bagagem conhecimentos em Ciências Humanas e experiência com diversificados públicos e contextos. Aceito convênio Bradesco (para psicoterapia individual) e particular para todos os serviços, em meu próprio consultório, no Centro de Jundiaí, SP. Agende sua sessão: (11) 9 9615 8632 - s.silvia.psicologa@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s