Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga em Jundiaí – Psicoterapia comportamental – terapia de casal, terapia para adulto e terapia infantil

Se você quer fazer, mas não consegue, pode ser que desconsidere esse fator importante

Deixe um comentário

images (1)

Você agenda trabalho das 8h às 18h e academia das 18h às 19h, quando seu objetivo é fazer uma hora de exercícios? Provavelmente não. Você acorda às 8h, sabendo que inicia seu expediente às 8h da manhã? De tal forma, ficaria atrasado. O que parece óbvio em alguns momentos, não é considerado em outros e esse fator pode mudar completamente a probabilidade de um comportamento acontecer: o custo de resposta. Tal expressão, para a psicologia clínica, significa aquilo que se coloca entre onde você está e aquilo que almeja fazer, coisas das quais o comportamento desejado depende para se efetivar. Na nossa vida, é a diferença entre executar tarefas e manter-se nelas ou ser vencido pelo que chamamos de preguiça ou procrastinação.

images

Trocando em miúdos: quando você precisa ir para a academia, vindo do trabalho, o custo dessa resposta, que é de exercitar-se, envolve:

– Deslocamento

– Trajes

– Alimentação adequada

– Estar matriculado em uma academia

– Ter repertório para usar os serviços que são oferecidos

Entre outras coisas, uma atividade de uma hora não leva apenas uma hora. Ela pode requerer 50% a mais de tempo imediato para preparação, além de vivências anteriores que permitam acesso as respostas esperadas (saber usar equipamentos, saber dirigir, ter um carro, saber qual ónibus pegar e em qual horário, etc).

Muitas vezes não se trata de preguiça ou procrastinação, mas sim de falta de repertório, recursos ou planejamento.

É como se pensássemos que para viajar, só precisamos pagar a passagem ou para se deslocar, basta comprar um carro .No primeiro caso precisamos de hospedagem, bagagens, temos despesas de alimentação, deslocamento. No segundo há impostos, gasolina, manutenção, ter CNH…

Com o nosso comportamento, um verbo, como trabalhar, exige repertórios de variados tipos, além de recursos específicos para a efetivação da atividade. E é assim com todas as coisas que fazemos, em diferentes graus.

young-woman-on-her-death-bed-anonymous-flemish-school-1621-belgian-FFNJ66.jpg

Vejo em minha experiência clínica muitas pessoas frustradas por não conseguirem se engajar em atividades que desejam, por desconsiderarem o custo de resposta e, consequentemente, não fazerem um planejamento realista das atividades. Compreendendo esse conceito, analisamos o contexto de vida e listamos tudo o que é necessário para realizar algo, além de tentarmos sempre reduzir esse custo, como numa empresa que quer lucrar mais e crescer. Afinal, tempo é vida e quanto melhor aproveitado, mais felizes somos!

Se ainda assim você sente que há algo impedindo seu desenvolvimento, que a preguiça e a procrastinação persistem apesar de considerar e lidar bem com o custo de resposta das atividades; se você aproveita pouco seu tempo, não se vê como alguém realizado, procure ajuda e conte comigo!

 

 

Anúncios

Autor: Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga clínica em Jundiaí, com formação na abordagem analítico comportamental, cursando especialização em avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Ofereço avaliação psicodiagnóstica e psicoterapia de crianças e adultos e psicoterapia de casal. Possuo experiência em pesquisa científica sob o tema Operações Estabelecedoras, como bolsista CNPq. Vinda da área de Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, disponho de ampla bagagem conhecimentos em Ciências Humanas e experiência com diversificados públicos e contextos. Aceito convênio Bradesco (para psicoterapia individual) e particular para todos os serviços, em meu próprio consultório, no Centro de Jundiaí, SP. Agende sua sessão: (11) 9 9615 8632 - s.silvia.psicologa@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s