Realizar atividades importantes no dia a dia, que lhe garantam autonomia e sejam passíveis de alterar positivamente o ambiente em que vive é fundamental para desenvolver o conceito e habituar a criança à responsabilidade e ajuda na formação de sua autoconfiança e autonomia. Quanto mais cedo e mais adequadas forem as atividades, melhor seu filho se sairá e melhor será a forma como ele lidará com futuras responsabilidades na vida.
O quadro abaixo dá dicas de atividades que as crianças são capazes de realizar por faixa de idade, de acordo com o esperado de seu desenvolvimento. Veja:
IMPORTANTE:
1. É necessário sempre dar um modelo para a criança da atividade a ser seguida. Quando solicitar que ela realize algo, explique como se faz, mostre como ela pode fazer e vá corrigindo progressivamente. Não exija perfeição na primeira tentativa e respeite as peculiaridades da criança na realização da tarefa. O que não for prejudicial para ela e para o meio, não deve ser corrigido.
2. Inicialmente, descreva as mudanças positivas que o comportamento novo dela geram, incluindo o impacto da atividade realizada sobre você e a família, para ensinar a criança a compreender como suas ações operam no ambiente. Essa observação é muito importante para, em um segundo momento, a criança ser capaz dela mesma notar o impacto de suas ações, tornar-se autoconfiante e selecionar conscientemente suas ações pelos resultados.
___________________
Aproveite essa oportunidade de envolver seu filho nas atividades do dia a dia para interagir com ele. O futuro da criança agradece!
Forte abraço*