Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga em Jundiaí – Psicoterapia clínica infantil, adulto e terapeuta de casal

Saber não ouvir – Diga NÃO à fofoca!

1 comentário

É muito desagradável e por vezes fere profundamente ouvir fofocas, críticas negativas e infundadas a nosso respeito e sobre quem amamos. Não é possível ou desejável ser capaz de controlar o que os outros dizem a nosso respeito, mas para evitar frustrações e todos os sentimentos ruins que tal situação nos causa, podemos sim ouvir apenas aquilo que vale a pena.

image

Ok, você pode dizer que já pensou sobre isso, mas que colocar em prática é outra história.

No senso comum, não raro, as pessoas dizem que mudar a postura/comportamento é uma questão de “força de vontade”. Não, não é. É necessário fortalecer-se em diversos aspectos, para que lutar contra dificuldades em outros.

No caso de ouvir apenas o que soma, o que agrega, o que nos inspira e conduz a ser melhores, é preciso que se faça uma avaliação refinada de alguns aspectos. Estar atento ao impacto de nossas ações nos outros e saber quem são as pessoas que estão conosco quando estamos em dificuldades e tem afeto por nós, mutuamente, são os mais importantes deles.

citações ouvir e o que falam fundo preto

Uma vez que sabemos a quem (aqueles que amamos e com quem interagimos) e o que (o impacto de nossas ações nos outros), já temos um grande referencial de quem ouvir. Aqueles que não podem ser incluídos nesses critérios, quando dizem algo infundado e/ou desagradável, podem ser ignorados.

Cultivar essas pessoas com quem podemos contar e moldar nossas ações de acordo com o impacto que causam, é fundamental e algo que se faz deliberada e diariamente.

Uma ótima semana a todos, lembrando que o silêncio do outro, somos nós que fazemos!

 

 
foto site círculo silvia regina simoes psicologa

Silvia Regina Simões
Psicóloga Clínica
Jundiaí – SP

Anúncios

Autor: Sílvia Regina Simões

Psicóloga clínica em Jundiaí, atendo na abordagem analítico comportamental, psicoterapia individual de crianças e adultos e psicoterapia de casal. Formada em Psicologia pelo Centro Universitário Anchieta, de Jundiaí, SP, atuei como pesquisadora bolsista do CNPq estudando o tema “motivação”. Vinda da área de Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, carrego ampla bagagem conhecimentos em Ciências Humanas e experiência com diversificados públicos e contextos. Atuo no atendimento do convênio Bradesco e psicoterapia particular em meu próprio consultório, no Centro de Jundiaí, SP. Agende sua sessão: (11) 9 9615 8632 - s.silvia.psicologa@gmail.com

Um pensamento sobre “Saber não ouvir – Diga NÃO à fofoca!

  1. Republicou isso em Libertée comentado:

    Pessoal! Tem post novo no meu blog sobre psicologia. Quem puder passar por lá, comentar e compartilhar, agradeço muito! Grande beijo* Liz

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s