Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga em Jundiaí – Psicoterapia clínica infantil, adulto e terapeuta de casal

Mudar hábitos degrau por degrau

Deixe um comentário

10264285_919051394788101_5714708921916072190_n

Quando um hábito começa a incomodar e as tentativas de exterminá-lo começam a falhar repetidamente, a vontade de lançá-lo pela janela como única solução é enorme.

No entanto, quem já tentou acabar com um comportamento inadequado sabe que não é assim que funciona. Como um bumerangue, o hábito volta ao lançador igual, senão pior!

Em geral, chamamos de hábitos os comportamentos que são difíceis de evitar apenas pela boa vontade ou consciência da inadequação dos mesmos. Alguns são muito importantes para nosso bem estar, nos ajudam a evitar o perigo ou preservar nossa saúde. Outros, no entanto, são nossos carrascos!
Fumar, beber, comer mal, manter-se sedentário, roer unhas, cutucar a pele, responder sem pensar, procrastinar obrigações, são infinitos exemplos a citar.

escadas

Quando fala-se de descer degrau a degrau, o conhecimento usado pela psicologia contido na afirmação está em dividir o plano da mudança de comportamento em pequenas etapas progressivas, “à prova de fracassos”, para chegar lá.

Mas que escada é essa? Como encontrá-la? Como usá-la?

Seja para substituir um comportamento inadequado por outro, seja introduzir um novo hábito, avaliar a função daquela ação na nossa dinâmica de vida e trabalhar sobre o contexto em que ela acontece e sobre as consequências que a mantém são a chave da mudança.

Um hábito não surge espontaneamente e nem acontece “do nada”, de alguma forma ele conduz ao bem estar ou evita o mal estar implícita ou explicitamente.
Cada pessoa vive um hábito de uma forma muito particular, dentro de suas experiências e contexto de vida. E para cada pessoa, uma ação tem um signficado dentro desse cenário.
Uma vez identificados esses elementos, a possibilidade de atuar sobre o próprio comportamento aumenta consideravelmente.

Acredite, mudar de comportamento é possível e existe toda uma ciência, técnicas e profissionais voltados a conhecer seus hábitos, desenhar escadas e usá-las com você!
Até a próxima!

foto site círculo silvia regina simoes psicologaSilvia Regina Simões
Psicóloga Clínica
Jundiaí – SP

Anúncios

Autor: Sílvia Regina Simões

Psicóloga clínica em Jundiaí, atendo na abordagem analítico comportamental, psicoterapia individual de crianças e adultos e psicoterapia de casal. Formada em Psicologia pelo Centro Universitário Anchieta, de Jundiaí, SP, atuei como pesquisadora bolsista do CNPq estudando o tema “motivação”. Vinda da área de Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, carrego ampla bagagem conhecimentos em Ciências Humanas e experiência com diversificados públicos e contextos. Atuo no atendimento do convênio Bradesco e psicoterapia particular em meu próprio consultório, no Centro de Jundiaí, SP. Agende sua sessão: (11) 9 9615 8632 - s.silvia.psicologa@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s