Psicóloga Sílvia Regina Simões

Psicóloga em Jundiaí – Psicoterapia clínica infantil, adulto e terapeuta de casal

Pais que gritam com filhos

Deixe um comentário

Olá a todos! Vamos falar sobre relacionamento entre pais e filhos?

images (3)
Quantas vezes nos deparamos com pais e mães que, aos berros, repreendem o comportamento dos filhos? É uma cena bem frequente, né?

Para os pais, muitas vezes ignorados e suplicantes, parece ser a única alternativa. Afinal, depois de alguns berros e ameaças, os pequenos param de fazer o que estavam fazendo.

Mas quais as consequências dessa abordagem a médio e longo para as crianças?
Estamos realmente educando, ou seja, ensinando as crianças a se comportarem ou, numa medida extrema da perda de paciência, apelamos para cessar a irritação que o que ela está fazendo nos causa?
Se berramos exasperados ao nos sentirmos contrariados com alguém, que exemplo estamos dando às crianças sobre como agir na mesma situação?

Estudiosos do comportamento humano defendem que punir a criança com gritos e ameaças não ensina a ela como comportar-se e tampouco extingue aquela prática repreendida do seu repertório. Na presença daquele adulto que pune seu comportamento, ela pode deixar de realizá-lo. Longe dele, “caminho livre” para fazer o que bem entender.

filho desobediente

Além disso, repreender uma criança com um grito ou ameaça inespecíficos e, sem descrever uma forma alternativa de comportar-se áquela punida, pode gerar ansiedade e insegurança no pequeno que não identifica o motivador exato da bronca e não dispõe de alternativas para mudá-lo.

regras

Nesse texto que compartilho com vocês, o relato de uma mãe que se fez essas perguntas, mudou sua forma de tratar as crianças e vislumbrou um resultado comovente.

PARE DE GRITAR COM SEUS FILHOS – RELATO DE UMA MÃE

Alguma dúvida? Deixe registrada aqui nos comentários que, em breve, retornarei para você!
Até a próxima!

foto site círculo silvia regina simoes psicologaSilvia Regina Simões
Psicóloga Clínica
Jundiaí – SP

Anúncios

Autor: Sílvia Regina Simões

Psicóloga clínica em Jundiaí, atendo na abordagem analítico comportamental, psicoterapia individual de crianças e adultos e psicoterapia de casal. Formada em Psicologia pelo Centro Universitário Padre Anchieta, de Jundiaí, SP, atuei como pesquisadora bolsista do CNPq estudando o tema “motivação”. Vinda da área de Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, carrego ampla bagagem conhecimentos em Ciências Humanas e experiência com diversificados públicos e contextos. Atuo no atendimento do convênio Bradesco e psicoterapia particular em meu próprio consultório, no Centro de Jundiaí, SP. Agende sua sessão: (11) 9 9615 8632 - s.silvia.psicologa@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s